segunda-feira, 1 de agosto de 2011

LANÇA-PERFUME É VENDIDO LIVREMENTE PELAS REDES SOCIAIS

 Atualmente em Belo Horizonte estão acontecendo festas que envolve menores de 18 anos ,bebidas e atá drogas.Neste final de semana houve um caso como este no bairro Santa Amélia,região da Pampulha em BH.Vários adolescentes foram levados para o juizado da infância e da juventude.Mas agora o Portal MH denuncia.Pelas redes sociais pessoas estão vendendo lança-perfume,e isso aqui em BH.O lança-perfume é vendido em comunidades do orkut,e ainda são vendidos por preços baixos.
 Na imagem abaixo observamos um exemplo.

NA IMAGEM O LANÇA-PERFUME É VENDIDO NO ORKUT






Vamos conhecer um pouco sobre o lança-perfume:

O lança-perfume é um solvente à base de cloreto de etila, éter, clorofórmio e essência perfumada, fabricado na Argentina. É armazenado em tubos de alta pressão, permitindo com que seja facilmente evaporado e inalado de forma eficaz.

Essa substância é absorvida pela mucosa pulmonar, sendo seus componentes levados, via corrente sanguínea, aos rins, fígado e sistema nervoso. Liberando adrenalina no organismo, acelera a frequência cardíaca, proporcionando sensação de euforia e desinibição ao mesmo tempo em que confere perturbações auditivas e visuais, perda de autocontrole e visão confusa.

Como seus efeitos são rápidos, os usuários tendem a inalá-lo diversas vezes, potencializando a ação de seus compostos sobre o organismo. Assim, seu uso pode desencadear em quadros mais sérios, como falta de ar, desmaios, alucinações, convulsões, paradas cardíacas e morte. Além disso, por alterar a consciência do indivíduo, permite com que este esteja mais vulnerável a acidentes.

Seu uso no Brasil se deu no início da década de vinte, no carnaval do Rio de Janeiro, no qual era borrifado nos foliões, perfumando-os e fornecendo sensações agradáveis. Aparentemente uma diversão inofensiva, seus efeitos adversos e consequências mais sérias fizeram com que, mais tarde, o presidente Jânio Quadros decretasse a proibição de seu uso em nosso país. Entretanto, o lança-perfume continuou sendo utilizado nos anos e décadas seguintes, de forma relativamente acessível, já que é contrabandeado do Paraguai e Argentina: locais estes onde sua fabricação não é proibida.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário